Berlinale1.jpg

O maior festival de cinema do mundo, conhecido como Berlinale, começa amanhã em Berlim! O mês de fevereiro na cidade é tradicionalmente voltado para o que há de melhor no cinema contemporâneo há 64 anos e atrai curiosos e aficionados do mundo inteiro, além de estrelas internacionais do meio, entre atores e cineastas.

Berlinale3.jpg

O Internacional Film Festival Berlin dura de 6 a 16 de fevereiro e atrai o maior público para um festival desta natureza para assistir a cerca de 400 filmes tanto de realizadores já canônicos como de diretores iniciantes de cinema experimental e art-house de várias partes do mundo.

Berlinale4.jpg

Este ano, um filme bastante polêmico está criando expectativas: “Ninfomaníaca - Parte 1”, de Lar von Trier será exibido sem cortes na 64ª edição da Berlinale, e são aguardadas discussões apimentadas, além de alguns documentários que revelam análises criativas e diversificadas sobre preferências sexuais.

Por dez dias, o festival mostra filmes que inspiram, tocam e permitem ao espectador descobrir novos mundos. O festival conta com uma competição pelo troféu Golden Bear, além de outras seções, como o Panorama (cinema independente e art house), Forum (explora possibilidades cinemáticas), Generation (cinema para crianças e adolescentes), entre outras.

Berlinale5.jpg

Os filmes do festival são exibidos em diversas salas da cidade, mas tem como sala principal o Stage Theater, no Potsdamer Platz, que é transformado por dez dias no “Berlinale Palast”. Outras salas incluem o maior palco do mundo, no Friedrichstadt-Palast, a Haus der Kulturen der Welt e o Haus der Berliner Festspiele. 

Entre os filmes brasileiros, estão destacados "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", do brasileiro Daniel Ribeiro, além de "Praia do Futuro", com Wagner Moura, filmado em Berlim, e o curta-metragem "Fernando que Ganhou um Pássaro do Mar", de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.

Berlinale2.jpg