01.jpg
01.jpg

Ensino Médio


Ensino Médio no exterior por um ou dois semestres.

SCROLL DOWN

Ensino Médio


Ensino Médio no exterior por um ou dois semestres.

Ensino Médio

Ao escolher esta opção esteja ciente de que este programa oferece vários benefícios para o estudante e sua família. Dentre eles o fato de durante a adolescência, periodo de grandes mudanças e transformações, ter a oportunidade de morar no exterior por um ou dois semestres e desenvolver habilidades importantes para formaçao pessoal, intelectual, educacional e profissional do intercambista.
Este programa tem origem na década de 30 quando comunidades de diferentes países decidiram compartilhar seu modo de vida com adolescentes de outras nacionalidades. A partir deste conceito o programa foi se desenvolvendo e milhares de jovens tiveram a oportunidade de a cada ano ter uma experiência de sucesso e com grande impacto positivo nas comunidades locais. Os estudantes embarcam em uma jornada que lhes permite viver e experimentar uma outra cultura de uma forma que nenhum outro programa é capaz de oferecer.

Existem várias opções de programas de High School disponíveis para o seu filho. De acordo com as características de cada um deles será mais fácil decidir qual programa se encaixará melhor no perfil do estudante.

Dependendo do país, normalmente, o sistema funciona da seguinte forma: o estudante será escolhido por uma família que está disposta a recebê-lo por um período de 5 ou 10 meses (um ou dois semestres escolares). Após 80 anos de experiência o programa é fortemente regulamentado pelos diferentes governos para garantir uma experiência de qualidade com segurança e conforto para todas as partes envolvidas.

Para alcançar este objetivo o governo dos EUA, por exemplo, possui um órgão regulamentador que é responsável por tudo que se refere ao programa. Isso garante que em caso de problemas, sempre terão pessoas responsáveis para solucionar os mesmos no que for de interesse de todas as partes, cientes das regras e regulamentações governamentais existentes. 

As principais diferenças entre as opções do programa são de que em países como os EUA, no programa J-1, as famílias são voluntárias. Isto é, não recebem qualquer remuneração para hospedar o estudante e as escolas são públicas. Por esta razão, o estudante não escolhe a família, a cidade e o estado. Entretanto, ainda assim, vale ressaltar que existem custos envolvidos para cobrir a estrutura e assistência que é disponibilizada para todas as partes envolvidas: famílias hospedeiras, escolas, intercambistas e pais no país de origem. É importante que o estudante e sua família natural estejam abertos para a experiência, pois não há melhor cidade para se fazer o intercâmbio e muito menos a melhor família para hospedá-lo.

Em outra modalidade de programa, o F-1, as famílias que hospedam os alunos recebem uma ajuda de custo e as escolas são pagas e portanto o valor do programa é mais elevado. Em contra partida o estudante e seus pais podem escolher alguns itens do programa (região, escolas que ofereçam algum esporte específico, etc).

Outros países, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, França, Irlanda e etc. também oferecem experiências valiosas de High School.

Além do programa em escola pública, há também o programa em escola particular com turmas menores e um foco mais acadêmico. Acomodações em residências e casas de famílias são oferecidas.

Hoje muitos de nossos ex-intercambistas estudam em universidades altamente renomadas e/ou trabalham em grandes multinacionais. A experiência do High School foi sem dúvida muito importante para o aprendizado e processo de inclusão destes estudantes no mercado de trabalho.

Requisitos:

  • Idade: entre 15 e 18 anos.
  • Estar cursando o Ensino Médio. Alguns destinos, como Canadá e Nova Zelândia aceitam estudantes recém-graduados, mediante consulta.
  • Nível mínimo de Inglês: Intermediário (o estudante deverá ser aprovado em teste aplicado pelo ICCE).
  • Currículo Escolar: média mínima 6 ou conceito C.
  • Perfil do Estudante: bom nível de maturidade para entender e flexibilidade para aceitar as diferenças culturais, motivação para viver esta experiência única e responsabilidade para representar o seu país em uma comunidade americana.


Esperamos que estas informações tenham sido esclarecedoras. 
Será um prazer atendê-los em nosso escritório para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir em relação ao programa. Esperamos fazer parte da realização de seu intercâmbio!

 

 Acomodação   /   Pedido de informação   /   Matérias   /   Depoimentos