Peru1.JPG
Peru4.jpg

O Peru, assim como todos os outros países hispânicos da América Latina, tem muitas festas religiosas celebradas anualmente, e para os visitantes, essas festas são uma boa oportunidade de entender melhor a cultura local e apreciar os belos trajes e tradições peruanas.

Todos os anos, se comemora no Peru, no início de maio, a Fiesta de la Cruz, uma ocasião que tem as suas raízes na busca que Santa Helena, Imperadora bizantina, engendrou para encontrar a cruz na qual Jesus foi crucificado.

Peru2.JPG

Reza a lenda que o Imperador Constantino I, encurralado em uma batalha pelos bárbaros às margens do Danúbio, teve uma visão de uma cruz no céu, com as palavras “In hoc signo vincis” (com este símbolo, irás vencer”). O Imperador mandou fazer uma cruz para o seu exército, que facilmente venceu os numerosos bárbaros. Quando voltou para Roma e descobriu o significado da cruz como símbolo, foi batizado como cristão e ordenou a construção de igrejas. Foi aí que enviou a sua mãe, Helena, para que procurasse a cruz original. Ela encontrou no Monte Calvário três cruzes escondidas, e para saber qual era a de Jesus, utilizou lascas da cruz sobre pessoas enfermas, que foram milagrosamente curadas pelos restos de uma das cruzes. Foi aí que a cruz de Cristo passou a ser venerada e as suas lascas adoradas como relíquia.

Peru3.jpg