Quando as pessoas nos perguntam sobre uma experiencia de trabalho ou estágio no exterior, o seu maior objetivo é ser treinado em sua área de trabalho ou estudo em uma posição paga.
Isso é compreensível, pois uma experiência de estágio em uma empresa no exterior e na área profissional do candidato é de extremo valor quando se entra no mercado de trabalho local. Sem dúvida, se o tempo de treinamento / trabalho fosse remunerado permitiria que mais pessoas participassem deste programa.

Entretanto, é preciso entender que existem certas regras e exigências, pois não há muitos países que ofereçam esta opção, especialmente a experiência de estágio / trabalho remunerado. Outra grande questão que deve ser respondida de forma realista é "por que um empregador em outro país deveria me contratar e não a uma pessoa que está disponível localmente?". Se o candidato tem qualificações valiosas é possível que isso aconteça, mas na realidade a maioria dos candidatos deve considerar outras opções que o programa tem a oferecer. Na maioria dos países existem muitas pessoas desempregadas com boas qualificações e, portanto, os governos locais não têm nenhum interesse em abrir possibilidades de trabalho remunerado a estrangeiros, pois a prioridade é por empregar pessoas locais primeiro. O Brasil é mais um desses países que não dá esta opção para trabalhadores estrangeiros. Devemos ser extremamente gratos aos países que permitem que pessoas do exterior sejam contratadas por seus empregadores e ganhem uma valiosa experiência.

Agora que você possui um entendimento melhor sobre o programa veja as diferentes opções disponíveis.


Estudo & Trabalho

O programa possibilita a experiência de trabalho remunerado em locais como cafés, restaurantes, área de hospitalidade (hotéis ou resorts), etc. Esses cargos estão disponíveis em empregadores locais e os candidatos devem ter pelo menos um nível intermediário de Inglês. O ganho chega a pelo menos o salário mínimo local. Durante a alta temporada, a remuneração pode ser maior e as horas de trabalho podem variar. Em geral, é necessário mostrar flexibilidade e um forte compromisso para fazer o que o empregador solicita. Esta opção é a mais fácil e, portanto, é escolhida pela maioria dos candidatos.Os requisitos são mais baixos e os empregadores estão mais abertos a contratar pessoas com menos ou nenhuma experiência no exterior. Na maioria dos países, este programa exige dos candidatos estudar Inglês, por exemplo, antes ou durante a experiência de trabalho remunerado. Com tempo mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses.


Estágio (Intern/Trainee)

Uma experiência de estágio / trabalho remunerado no área do candidato é a opção mais valiosa se o candidato quer realmente melhorar o seu valor para os futuros empregadores em seu país de residência. Infelizmente, por causa das vagas limitadas e com uma alta demanda de candidatos de todo o mundo, é muito mais difícil de participar nesta opção de programa. As exigências são muito maiores e muitas vezes o candidato deve investir em alguns cursos antes de ser contratado, a fim de ter os requisitos necessários para dar ao empregador motivos suficientes para contrata-lo e remunerá-lo pelo seu tempo de trabalho. Em algumas áreas há mais facilidade de se obter uma posição paga. Nos EUA, por exemplo, mais vagas estão disponíveis porque os empregadores têm mais dificuldades para preenchê-las com a população local. Essas áreas são Gastronomia e Hotelaria. Os candidatos devem ser, pelo menos, estudantes dessas áreas (Gastronomia, Hotelaria ou Turismo) e / ou, de preferência, ter alguma experiência de trabalho no ramo. O nível de Inglês deve ser intermediário a intermediário avançado. A duração mínima é de 3 meses e máxima de 12 meses.

Para todos os candidatos que estão realmente comprometidos a mostrar a seu futuro chefe a sua valiosa experiência de trabalho a próxima opção torna-se uma possibilidade interessante, pois é muito mais fácil de participar.


Experiência de estágio / trabalho não remunerado na área.

Neste caso, como o empregador tem menos despesas, mais empregadores podem ser encontrados para oferecer vagas abertas para candidatos de fora. Na maioria das vezes os candidatos comprometem-se pelo período de 3 a 6 meses de experiência de estágio não remunerado, que é geralmente em tempo integral. Os empregadores oferecem um ambiente de trabalho que expõe o candidato a uma situação real. Durante este tempo o candidato será parte de uma equipe que permitirá que ele pratique o idioma no mundo profissional e ganhe novas habilidades, o que é um diferencial muito bom para futuros empregos. É claro que, dependendo das características do candidato, das exigências da vaga em aberto e do tempo disponível o candidato vai se envolver mais ou menos em projetos e outras tarefas.

Todos os candidatos devem ter uma mente aberta, expectativa realista e a vontade de fazer o que o empregador e seus funcionários precisam. Além disso, ter flexibilidade e ser adaptável à possibilidade de ter que trocar de ambiente de trabalho todos os dias é muito útil para uma experiência gratificante.


Work & Travel nos EUA

Work & Travel nos EUA para alunos atuais é um programa que o ICCE não está oferecendo no momento.
Por favor, procure outras fontes para esta opção do programa.