Uma ou duas semanas de Curso de História da Arte Italiana em Roma, Milão, Florença ou Siena!

Para pessoas fascinadas pela beleza dos monumentos italianos e que não fiquem satisfeitas com um entendimento básico da arte e queiram ir mais adiante nos conhecimentos sobre a História da Arte Italiana.

Os nossos cursos de História da Arte Italiana permitem aos alunos entender em profundidade a história e contexto nos quais essas obras de arte foram elaboradas e executadas.

Os cursos são desenvolvidos para mostrar, através de representações e visitas guiadas, o desenvolvimento da arte na Itália em relação ao resto da Europa, e oferece uma introdução aos mais importantes estilos artísticos (romanesco, gótico, renascentista, barroco, etc.). O aluno torna-se familiarizado com os trabalhos mais importantes de artistas como Botticelli, Leonardo, Raphael e Michelangelo, enquanto aprende sobre os eventos sociais e históricos mais relevantes que os acompanharam.

O programa consiste de duas partes, uma geral e uma específica. A parte específica varia de cidade para cidade e considera particularmente a história da arte de cidades selecionadas (Florença, Milão, Roma e Siena).

Os programas de História da Arte Italiana têm a duração de uma ou duas semanas e são para todos os níveis de proficiência, desde o principiante ao avançado.

Os cursos abrangem, entre muitos outros conteúdos:

  • O período romano
  • Leonardo da Vinci
  • Raphael e Michelangelo.
  • Roma - a cidade eterna

Aulas ao ar livre, que são realizadas no fim do curso e têm por objetivo aprofundar os tópicos preferidos dos alunos e visitar os monumentos artísticos das cidades.

The program consists of a general and a specific part. The specific part varies from city to city and considerates particularly the history of art of the selected city (Florence, Milan, Rome or Siena).

O programa é composto por uma parte geral e uma parte específica, que varia de cidade para cidade e leva em consideração as particularidades da história da arte da cidade selecionada: Florença, Milão, Roma ou Siena.

Veja abaixo alguns detalhes sobre cada um dos cursos:

FLORENÇA

  • O período romanesco
  • O século XIII: arquitetura e o gótico italiano
  • A transformação arquitetônica e urbana entre os séculos XIII e XIV
  • Florença e Siena no século XIV
  • Brunelleschi e a revolução da perspectiva
  • Os três pais do Renascimento italiano:
  • and the revolution of perspective: Brunelleschi, Donatello, Masaccio
  • Florença no século XV
  • Leonardo da Vinci
  • Raphael e Michelangelo

MILÃO

O programa do curso é composto por aulas teóricas e aulas ao ar livre.  

  • As aulas teóricas são realizadas na escola e são dedicadas a apresentar aos alunos a história da arte italiana, especificamente como os períodos artísticos correspondem à história de Milão.
  • As aulas ao ar livre acontecem no fim do curso e têm por objetivo aprofundar os tópicos abordados em sala de aula e visitar os principais monumentos da cidade.

Durante as aulas o uso de materiais visuais será muito importante. Os períodos artísticos são introduzidos e apresentados através de imagens das principais obras de arte (quadros, esculturas, monumentos arquitetônicos, etc.) de cada período.

ROMA

O curso de História da Arte em Roma é uma oportunidade de conhecer a cidade de Roma através da sua evolução artística. Começa-se pela era clássica, explorando-a através de textos de escritores antigos e com a experiência direta com monumentos que sobreviveram à passagem do tempo. A seguir avançamos para o Cristianismo, que se desenvolveu desde cedo nessa cidade, e abordamos as obras de arte sacra encontradas em igrejas e conventos. Em seguida são abordados o barroco e o rococó que decoram as piazzas e ruas. Conclui-se com obras de arte e arquitetura do período após 1870, quando Roma se tornou capital da Itália.

SIENA

O curso abrange grande parte dos artistas clássicos da cultura italiana e em particular os artistas da Toscana. Os alunos serão apresentados às obras de arte e biografias dos artistas e serão expostos às diversas fases artísticas desde a idade média até o Maneirismo.