main-01.jpg
main-01.jpg

Irlanda


Um país mágico e por isso a sua história tem algo de lenda.

SCROLL DOWN

Irlanda


Um país mágico e por isso a sua história tem algo de lenda.

Irlanda1.jpg

Festivais!

A Irlanda é famosa por uma longa tradição de festivais culturais e religiosos, alguns dos quais já duram mais de 400 anos! Foi onde surgiu o Halloween e é onde se celebra até hoje a Puck Fair, uma cerimônia divertida na qual um bode é coroado rei por três dias. Participar dos festivais na Irlanda é uma oportunidade incrível de entranhar os costumes locais e se divertir ao som da potente gaita de foles. 

Irlanda3.jpg

Saint Patrick’s day

O dia de Saint Patrick é um feriado cultural e religioso celebrado por quatro dias próximos ao dia 17 de março, em honra do santo padroeiro da Irlanda. Tanto a igreja católica como a anglicana celebram a data que comemora a chegada do Cristianismo na Irlanda, assim como a cultura irlandesa em geral.

As celebrações incluem desfiles pelas ruas, festas com música típica irlandesa, e é comum que as pessoas se vistam de verde e usem um trevo de três folhas em referência ao Saint Patrick, que segundo reza a lenda, usava-o para explicar a Santíssima Trindade.

O feriado religioso em homenagem a Saint Patrick é famoso por não restringir o consumo de álcool e daí pode-se imaginar que esta seja sem dúvida uma das festas mais animadas da Irlanda!

Festivais1.jpg

Halloween

O Halloween surgiu do festival ancestral de Samhain, na Irlanda, que marcava o início do inverno e da metade escura do ano, no dia 31 de outubro. É um dia dedicado à memória dos mortos, e segundo a tradição, era quando os espíritos dos mortos visitavam o nosso mundo. Era costume pôr um lugar na mesa e também junto à lareira para os falecidos da família.

Fazia parte das festividades vestir fantasias que remetessem ao mundo dos mortos e ir às casas dos outros pedir recompensas, meio à brincadeira de “doces ou travessuras”, uma tradição que ainda perdura graças à expansão do Reino Unido para a América do Norte. 

Outros festivais:

A Irlanda tem muitos outros festivais interessantes, como o Cork Jazz Festival, no fim de outubro, que atrai gente do mundo inteiro para ouvir diversas variedades de jazz em mais de 90 locais diferentes. É considerado um dos melhores festivais de jazz da Europa e já estiveram entre os artistas convidados nomes como Ella Fitzgerald, Dizzy Gillespie e Herbie Hancock. 

Fleadh Cheoil na Heireann, festival de música típica irlandesa realizado próximo a Derry, promove competições entre bandas e dura certa de sete dias, em agosto.

Cat Laughs Comedy Festival é um festival dedicado à comédia que acontece no fim de maio, por cinco dias, em Kilkenny. O festival atrai cerca de 30 mil visitantes e as risadas são garantidas.

O Lisdoonvarna Matchmaking Festival é um festival para os solteiros que buscam o amor. Cerca de 20 mil pessoas reúnem-se nos muitos pubs de Lisdoonvarna para dançar, participar de jogos e se divertir, com a esperança de encontrarem os amores de suas vidas. Acontece entre setembro e outubro.

O Kilkenny Arts Festival é realizado na cidade medieval de Kilkenny em meados de agosto e conta com muita música, teatro, dança, literatura, artes plásticas e artesanato. Muitos dos eventos acontecem em locais históricos da cidade, o que torna a experiência de imersão em arte ainda mais emocionante.

A Puck Fair é festejada na Irlanda há 400 anos, por quatro dias anuais, e é quando um bode montanhês é coroado rei para reinar por três dias! O festival, além da cerimônia de coroação do bode, conta com muita música e dança tradicionais que fazem da festa um verdadeiro carnaval. É realizado em Killorglin em agosto.

O Festival of World Cultures acontece em Julho em Dún Laoghaire e apresenta uma enorme variedade de atrações musicais, performances áudio-visuais, exposições de arte, workshops e feira de comidas.

 

Culinária irlandesa

IrishFood1-1.jpg
IrishFood2.jpg

A Irlanda tem a injusta fama de ter como tradição culinária apenas batatas e carne de carneiro. Sem dúvida, a batata, desde que chegou à ilha no século XVI e se adaptou muito bem ao solo irlandês, se tornou um elemento essencial na alimentação dos irlandeses.  

Quanto às carnes, o porco nacional é muito utilizado em pratos típicos, como o Dublin Coddle, que leva bacon, salsichas, e, é claro, batatas! A carne de vaca também é muito utilizada, e o prato típico do dia de São Patrício (Saint Patrick’s day) é o “corned beef”, carne tratada em salmoura e depois fervida em vinagre. Outro prato típico com carne de vaca é o “Gaelic steak”: bife feito com whisky irlandês.

 

Sendo uma ilha, é natural que também os frutos do mar sejam parte da dieta da Irlanda. Ostras, lagosta, mexilhões, peixe, salmão fresco e defumado também são facilmente encontrados e degustados ao longo do país.

A Irlanda também tem uma tradição de queijos, embora sua fama não tenha sido das melhores até os anos 70. Hoje em dia, o queijo irlandês é reconhecido mundialmente pela sua qualidade e sabor característicos.

Quanto às bebidas, é impossível falar da Irlanda sem falar da cerveja Guiness, a marca que popularizou a tradição da cerveja densa e amarga, conquistando o mundo. A Irlanda também tem a tradição de produzir whisky, tanto artesanalmente como industrialmente, que é o caso do famoso whisky irlandês Jameson.

 
clima.jpg

Como vai estar o tempo quando eu for a Irlanda? Incerto! Mas a probabilidade de chuva de novembro a fevereiro é grande. No resto do ano, existe 50 por cento de chance de chover uma vez a cada três dias. O clima na Irlanda normalmente é ameno e úmido. Ou seja, moderadamente frio ou quente, dependendo da estação.

Isso significa que os invernos não são tão frios em comparação com o resto da Europa e a temperatura média é de 7°C. Perto da costa, no Inverno, o vento é bastante frio e convém usar camadas de roupas para administrar as variações de temperatura ao longo do dia. Nas regiões mais montanhosas, entre dezembro e março chega a nevar um total de 30 dias, e no resto do país, apenas alguns dias.

Durante o Verão, entre maio e julho, os dias são muito longos e a luz do dia só se esvai completamente pelas 11 horas da noite. A temperatura média passa a ser de 22°C, podendo por vezes chegar a 30°C. É a época do ano em que acontece a maioria dos festivais anuais e quando a Irlanda recebe o maior número de visitantes.

Para se ter uma experiência genuinamente irlandesa, é aconselhável visitar o país em pleno Inverno, quando o país escurece por volta das 5 da tarde e os seus conterrâneos escapam para dentro de um dos seus aconchegantes pubs para uma cerveja no fim do dia.