Amboise, localizada no centro da França, tem como grande atrativo turístico o fato de ter sido o lugar onde Leonardo da Vinci passou os últimos três anos da sua vida. Além disso, a cidade, que fica às margens do rio Loire, foi sede da corte francesa e restam dessa época não só o castelo como muitas construções do século XV.

Amboise1.jpg

O Chateau d’Amboise (castelo de Amboise) foi a residência real dos reis Charles III e François I. Curiosamente, muitos artistas europeus também habitaram a cidade a convite dos soberanos. Leonardo da Vinci foi um deles e até hoje os seus restos mortais estão enterrados na capela do castelo. Até os dias de hoje, foi conservada uma coleção excepcional de mobília gótica e renascentista que retratam com vivacidade a sofisticação da França durante o Renascimento.

Amboise3.jpg
Amboise5.jpg

O Chateau du Clos Luce, hoje em dia mais conhecido como Parque Leonardo da Vinci, é outro castelo em Amboise, menor que o castelo real, e foi onde viveu Leonardo da Vinci entre 1516 e 1519, o que justifica o nome dado ao parque que cerca o edifício do século XV. Fica a apenas 500 metros do Chateau d’Amboise, pelo que por muito tempo subsistiu a lenda de que os dois castelos seriam ligado através de um túnel subterrâneo. Hoje em dia, o castelo é um museu dedicado ao pintor e inventor da Vinci, e lá podem ser vistas cerca de 40 réplicas das suas invenções.  

Amboise4.jpg