Reis.Berlim3.jpg

Uma ótima oportunidade de imersão na cultura alemã é participar das comemorações do Dia de Reis que acontecem sempre no dia 6 de janeiro, feriado em três das grandes províncias alemãs

O Dia de Reis, não muito celebrado no Brasil, comemora a chegada dos três reis magos com presentes para o menino Jesus, depois de receberem a profecia de que o messias dos judeus iria nascer em Belém, onde hoje é a Palestina, e para onde foram guiados pela estrela de Davi. A data marca também o fim da época natalícia e é quando são guardados todos os enfeites de Natal.

Também conhecido como “epifania”, o dia de Reis tem uma longa tradição em alguns países de maioria cristã e as comemorações são muito variadas. Na Alemanha, por exemplo, é costume as crianças se vestirem de reis magos e irem de casa em casa entre o fim de dezembro e 6 de janeiro pedindo donativos para obras de caridade e cantando canções sobre o nascimento de Jesus e a visita dos reis magos.

Reis.Berlim4.jpg

A tradição na Alemanha pressupõe contar às crianças a história dos reis magos para que elas façam a encenação do presépio. Nas zonas rurais, a tradição é queimar olíbano, uma resina aromática usada na fabricação de incensos como símbolo de limpeza e renovação.

Na véspera da “Epifania”, as pessoas se reúnem para beber à saúde e sorte da família e amigos pelo ano que se inicia. Uma cerveja especial chamada “bockbier” é feita especialmente para essa data e para a Páscoa. A bockbier é uma cerveja forte e com teor alcoólico mais alto do que outras cervejas.

Fale com o ICCE para saber sobre os programas de cursos de alemão!