Renato1.jpg

Renato Monteiro foi voluntário no Programa de Trainee J-1 pelo Greenheart Club, na Flórida. Olá! Eu sou o Renato, estou há três meses em Boca Raton, na Flórida, e vou contar um pouco da minha experiência.

Eu sou trainee no Renaissance Boca Hotel. Comecei na divisão de Comidas e Bebidas, trabalhando com banquetes e também na cozinha, e vou terminar em agosto na divisão de Acomodação. O que faz do Renaissance o lugar ideal para o meu crescimento pessoal e profissional são os meus colegas de trabalho sensacionais, os hóspedes fabulosos e o fantástico programa de trainee.

Tenho uma rotina muito bem definida e trabalho no hotel das 16:30 às 23:00, o que é ótimo, porque assim tenho a maior parte do dia livre para participar de atividades culturais e de projetos que ajudem a comunidade local. Mais especificamente, estou envolvido em conservação, educação e em programas de pesquisa sobre o ecossistema marinho e costeiro da Flórida. Como vou estar aqui por um ano, tento aproveitar cada dia como se fosse o único.

Renato2.jpg

Dentre as atividades das quais tenho participado, estão mergulho, pesca em um passeio de barco, passeios de bicicleta semanais, além de algumas visitas direcionadas ao trabalho, tais como visita a outros grandes hotéis na Flórida, reuniões da comunidade local e festivais locais.

Além de todas essas atividades, eu me comprometi a trabalhar algumas horas por semana como voluntário no Gumbo Limbo Nature Center, um complexo ambiental em frente à praia. O nosso objetivo é conscientizar o público sobre os ecossistemas costeiros e marinhos através de pesquisa, educação e conservação.

O meu trabalho é dispobilizar informações sobre peixes, tubarões, raias, moréias, corais, lagostas e caranguejos. Eu falo também da importância dos mangues e o recifes. Recebo e interajo com grupos de visitantes do mundo inteiro.

Na semana passada, eu fiz um treinamento para me tornar voluntário como Animal Husbandry no Gumbo Limbo Nature Center. A minha função vai ser cuidar de cágados e outros animais, além do viveiro de borboletas.

Renato3.jpg

Estou muito feliz e aproveitando ao máximo o meu treinamento. Procuro sempre estar envolvido em projetos que ajudem a comunidade que está me recebendo, de forma a contribuir para uma qualidade de vida melhor dos habitantes locais. Estou consciente da minha responsabilidade como trainee e o meu comprometimento com este programa tem sido a experiência mais gratificante da minha vida profissional e pessoal.

Uma mensagem que deixo para todos os trainees é que tenham coragem para enfrentar todos os obstáculos que surgirem e aproveitem cada momento como sendo único. Respeite as diferenças culturais e demonstre uma atitude positiva em relação a elas. Não reclame, e seja bem agradecido pelo momento que está vivendo. Celebre cada vitória, faça parte da equipe, preserve o meio ambiente, cuide da sua comunidade. Seja um expert no que você faz, seja inovador e invista no seu futuro. Surpreenda os seus hóspedes e colegas de trabalho. Lembre-se que não existe cultura certa ou errada, mas sim diferentes opiniões e pessoas. O seu trabalho aqui é se adaptar ao mundo e não o mundo a você. Por último, corra atrás dos seus sonhos, porque mesmo que pareçam muito distantes, tudo o que você tem que fazer é construir a base para chegar até eles.