Australia Day2.jpg

O Dia da Austrália é o dia nacional do país, marcado por muitas comemorações e atos cívicos. Celebra a chegada de Arthur Phillip a Sydney em 1788, e é lá que acontecem os maiores festejos, que contam com shows de música no Porto de Sydney, onde o capitão estancou a sua bandeira, um desfile de barcos e atribuição dos prêmios “Australiano do ano” e “Ordem da Austrália”, com o objetivo de homenagear cidadãos australianos que tenham alcançado alguma honra para o país.

No início do dia canta-se o hino nacional, disparam-se canhões, assiste-se ao hasteamento da bandeira, e, segundo a tradição, os maridos e as esposas cantam um para o outro em barcos separados para simbolizar o fim das guerras. Os fogos de artifício são um espetáculo à parte que, como é usual em Sydney, atraem a atenção de milhares de pessoas.

Australia Day1.jpg

Além das comemorações oficiais, é costume as famílias se reunirem para festas na praia, desfiles pelo país, eventos esportivos e culturais. É um dia no qual os australianos comemoram tudo o que de bom consideram ser relacionado à sua nacionalidade. É um feriado público, dia 26 de janeiro, e quando cai no fim de semana, como é o caso este ano, automaticamente é transferido para o dia útil mais próximo.

O dia nacional da Austrália também é uma oportunidade anual muito importante para o reconhecimento dos povos aborígenes australianos dentro da história do país, e muitas iniciativas procuram promover o entendimento, respeito e reconciliação entre os povos.

Fale com o ICCE para saber sobre os nossos cursos de inglês na Austrália!