O dia 2 de fevereiro na França é um feriado católico que celebra a Apresentação de Jesus no Templo, de acordo com o episódio bíblico que narra o momento na infância do menino Jesus em que foi levado pela sua mãe ao templo de Jerusalém pela primeira vez.

Candlemas4.jpg

A festa da Apresentação do Senhor é uma das mais antigas festas da Igreja Católica e é também conhecida como a festividade das Candeias (ou das Candelárias), que ocorre passados quarenta dias após o Natal, e na França é conhecido como  la Chandeleur, Fête de la Lumière (festa da luz), ou “jour des crêpes” (dia dos crepes).

30b2bf35.jpg

Tradicionalmente, o termo "Candeias" ou "Candelárias" faz referência à prática na qual o sacerdote, no dia 2 de fevereiro, abençoa as velas de cera de abelha utilizadas nos serviços religiosos do ano todo, algumas das quais são distribuídas entre os fiéis para uso doméstico.

Candlemass2.jpg

Na França a data é comemorada todos os anos e tem um prato típico: os crepes. Existe a tradição de, durante a confecção dos crepes, segurar uma moeda com uma mão e a frigideira com a outra e jogar o crepe para o ar, se o crepe cair de volta na frigideira significa que a família terá prosperidade o resto do ano!


Para saber sobre os nossos cursos de francês em plena França, fale com o ICCE!