Teatro5.jpg

O Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março desde 1961, quando estabelecido pela UNESCO. Recentemente a data tem ganhado mais visibilidade e muitos eventos teatrais internacionais são organizados para marcar a ocasião. Um dos eventos mais importantes desta data é a circulação da Mensagem do Dia Mundial do Teatro, que é dada por uma figura da dramaturgia de estatura internacional, a quem é pedido que partilhe as suas reflexões tanto sobre Teatro como sobre uma Cultura de Paz.  

A Cultura de Paz, por sua vez, segundo as Nações Unidas, é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem conflitos através da busca da raiz dos problemas, de forma a resolvê-los com diálogo entre indivíduos e nações.

A mensagem deste ano foi do sul-africano Brett Bailey, dramaturgo e diretor artístico, e ele começa por dizer que “onde quer que haja uma sociedade humana, o irrepreensível Espírito da Performance se manifesta”.

Ele diz ainda que seja em um palco improvisado ou em um grande teatro, as pessoas reúnem-se para expressar a nossa complexidade humana, a nossa diversidade, vulnerabilidade, através dos nossos corpos, fôlego e voz; o que define bem o que é o teatro e a importância desse meio artístico para a sociedade.

Gosta de teatro? Ao redor do mundo, são muitas as manifestações de arte performativa. Talvez a mais conhecida hoje em dia seja a Broadway, que desde o século XVIII investe em produções de alto nível comercial, em grandes teatros de Nova Iorque, e para quem gosta de grandes espetáculos, é imperdível assistir a um dos grandes musicais encenados por lá. O cenário teatral em Londres também é bastante proeminente, tanto na sua vertente comercial como na mais literária. Na África do Sul, existe, como na Inglaterra, a tradição do teatro ao ar livre durante o Verão, principalmente na Cidade do Cabo, onde se concentram as maiores companhias de teatro. Em Bogotá acontece um dos principais festivais mundiais de teatro, o Festival Iberoamericano de Teatro, uma das razões pela qual a cidade é conhecida como a “Atenas” da América Latina.


Para saber sobre os nossos cursos ao redor do mundo, fale com o ICCE!