April Fools2.jpg

O primeiro dia de abril é um feriado informal celebrado todos os anos desde a Idade Média. É internacionalmente reconhecido por muitas das culturas européias e é celebrado com piadas e “pegadinhas” que visam a momentaneamente, ludibriar a vítima de alguma forma.

No Reino Unido, a farsa é revelada quando o autor grita: “April fool!” (o bobo de abril!), por ter caído na brincadeira. Até a década de 1950, mais ou menos, as piadas de primeiro de abril acabavam ao meio-dia, tanto no Reino Unido como nos países com tradição inglesa, exceto na Austrália. Isso diz muito sobre a pontualidade britânica e como é levada até para o dia mundial da mentira!  

April Fools5.jpg

Na Escócia e na Irlanda, a brincadeira tradicional consiste em pedir a alguém para entregar uma mensagem secreta a outra pessoa e quando a pessoa recebe, a mensagem diz: “Dinna laugh, dinna smile. Hunt the gowk another mile” (algo como: não gargalhe, não ria, persiga o bobo por mais uma milha), e o recipiente, após ler, manda o portador da mensagem para outra pessoa, com a mesma mensagem, e etc.   

Este ano, uma das brincadeiras que ganhou maior destaque na mídia internacional foi a notícia de que a tradicional rede de padarias Warburtons iria construir a sua nova sede em dois edifícios em formato de pão de forma, em Londres. A foto tem feito sucesso em jornais do mundo inteiro e dá o que pensar.  

April Fools1.jpg

O primeiro de abril é o dia do ano que nos faz questionar quantas coisas da nossa vida quotidiana nos perguntamos se são ou não reais, e o quanto já há de realismo fantástico no mundo. Por exemplo, os edifícios em formato de pão não existem, mas por pouco esbarram na realidade da arquitetura de outros edifícios ao redor do mundo.

April Fools4.png

Por vezes, vemos fotos de lugares que nos parecem irreais, seja por estarmos acostumados ao cenário que vemos nos lugares recorrentes do nosso dia a dia, entre o trabalho, casa, academia, e acabamos por aos poucos esquecer que além das nossas limitações, o mundo tem paisagens inimagináveis por explorar e que facilmente, o que parece um sonho pode passar a fazer parte dos nossos horizontes tangíveis.


Para saber sobre os nossos cursos ao redor do mundo, fale com o ICCE!