Orientação - Família Hospedeira

 

Sua Família Hospedeira

É de extrema importância esclarecer que as famílias hospedeiras são totalmente voluntárias. Sendo assim, o que leva uma família a participar de um programa de Intercâmbio? Por que receber um jovem estrangeiro pelo período de 5 ou 10 meses? Estas são algumas das perguntas mais freqüentes por parte dos pais e candidatos. Na verdade, trata-se de uma outra cultura, consequentemente com novos valores e conceitos. Sem dúvida, é difícil para nós entendermos tamanha disponibilidade, pois além de estarem abrindo as portas de sua casa, estão dispondo-se a compartilhar a sua vida com o estudante. Em troca esperam receber sua amizade, respeito, carinho e experiências culturais. Portanto, considere os membros desta família como pessoas muito especiais, aceitando-as, tornando-se parte da mesma, aprendendo o seu modo de vida e vivenciando a sua cultura.

As famílias são, em sua maioria, de classe média e, muitas vezes, com renda mensal menor do que a de sua família natural. Se for este o caso, procure compreender e se ajustar, tendo flexibilidade suficiente para aceitá-la com todas as diferenças culturais que ela possa apresentar.

A constituição das “host families” é bastante variada; pode ser composta de um casal sem filhos, um casal com filhos pequenos e/ou adolescentes e/ou adultos que não mais residam com os pais; uma senhora viúva ou divorciada, etc. Há também a possibilidade da família hospedeira receber ao mesmo tempo dois estudantes de  Intercâmbio, o que é possível desde que sejam estudantes de diferentes nacionalidades.

Outro ponto a ser ressaltado refere-se à nacionalidade das famílias. Afinal, como se sabe, os Estados Unidos são um país formado por várias nacionalidades. E, portanto, às vezes, pode ocorrer dos host parents não terem nascido nos Estados Unidos, mas a língua oficial dentro de casa será o inglês e os hábitos da família serão tipicamente americanos.

Em seu novo lar, você encontrará uma série de regras, estilo de vida e conduta diferentes do que está acostumado. Lembre-se que os costumes e hábitos de sua nova família deverão ser seguidos, cabendo a você o empenho em adaptar-se às novas regras. Não espere que sua família vá mudar seus hábitos e costumes por sua causa.

Lembre-se também que dependerá de você conquistar a sua família. Entendemos que para muitos, devido ao temperamento, isto pode ser mais difícil, e aí vai uma dica muito importante: sorria e seja sempre muito educado! Certamente com o seu sorriso você conquistará mais facilmente o carinho das pessoas a sua volta. Desta forma, você estará alcançando uma maior aproximação, um melhor relacionamento e facilitando sua convivência não só no seu novo lar, como também na escola e comunidade.

É importante que saiba e entenda que não há garantia que a sua colocação seja feita numa determinada região dos Estados Unidos ou numa cidade de determinado tamanho, nem num tipo específico de família (por exemplo: que tenha um adolescente em casa).

Por fim, esclarecemos ainda que existe a possibilidade do intercambista ser colocado com uma welcome family. Isto é, uma família temporária que é criteriosamente selecionada como as demais, mas que prefere, a princípio, se comprometer por receber o jovem por um período mais curto, que não o semestre ou ano letivo. Acontece com freqüência desta welcome family se tornar uma host family regular após o início do convívio com o intercambista.

 

RELIGIÃO E IGREJA

Não necessariamente sua família hospedeira terá a mesma religião que a sua. Lembre-se que a igreja também funciona como um meio de integração entre o estudante e a comunidade, além da prática religiosa, pois oferece várias atividades: grupo de jovens, atividades sociais, culturais, esportivas, etc. Além disto, certamente a sua “host family” ficará feliz em ter a sua companhia e perceberá o seu interesse em tornar-se um membro efetivo da família.

 

REPRESENTANTE DE ÁREA

Você terá uma representante de área morando na mesma cidade ou circunvizinhança. É a responsável pela sua colocação na família hospedeira e matrícula escolar. Sua função é de lhe dar assistência e ser seu elo com o escritório central do programa. Não espere dela uma “paparicação” diária; como seus pais americanos, ela também terá uma vida normal de obrigações: emprego, escola, filhos, etc., mas certamente ela será o seu apoio em qualquer caso de necessidade.

 

ORDEM DE PROVIDÊNCIAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS

Se surgir qualquer tipo de problema durante sua experiência, sugerimos que siga a seqüência descrita a seguir, a fim de solucioná-lo:

  • Leve o problema ao conhecimento de sua família hospedeira. Fale francamente com eles primeiro, nunca com vizinhos ou pessoas estranhas.
  • Converse com o seu conselheiro da escola; ele é uma pessoa que poderá ajudá-lo muito.
  • Entre em contato com o representante de área local ou regional. Ele foi preparado para assisti-lo.
  • Se tudo isto não resolver, telefone para o escritório central do ERDT.
  • Finalmente, se o problema continuar, entre em contato com seus pais e com o ICCE.
 

TROCA DE FAMÍLIA

O Programa não possui 2 ou 3 famílias disponíveis para receber cada estudante. São poucas as famílias dispostas a este gasto adicional em seu orçamento, a quebrar sua rotina com mais uma pessoa em casa com hábitos e costumes diferentes, bem como assumir tamanha responsabilidade.

Somente em casos de problemas sérios, devidamente comprovados, é que se poderá efetuar uma mudança. Procure compreender que será uma situação constrangedora e que magoará a família que se dispôs a recebê-lo; portanto o Programa agirá com cautela e tempo para determinar as causas do desajustes.

Nos casos graves, sendo necessária a retirada imediata do estudante da casa onde se encontra, seja por sua culpa ou não, o jovem ficará sob os cuidados da representante de área ou de uma família provisória até que se chegue a uma conclusão real sobre os fatos ocorridos, quando então o Programa poderá providenciar a transferência escolar, se for o caso, e troca de família.

Estudantes que provocarem seguidamente incidentes sérios serão desligados do Intercâmbio e terão que retornar ao Brasil.

 

Se você considera este o programa ideal pare você, a próxima etapa é marcar o seu teste de Inglês. Entre em contato conosco o mais breve possível.