Orientação - Informações gerais

 

DINHEIRO

É fundamental que você leve dinheiro suficiente para seus gastos pessoais. É interessante abrir uma conta bancária e pagar suas despesas maiores com o cartão do banco. Como membro de uma família hospedeira, você não deve exagerar em suas compras ou fazer demonstração de riqueza, pois isso poderá gerar uma situação delicada e desagradável, além de provocar desajustes em sua nova família.

Não esqueça que a maioria das famílias é de classe média e possui um orçamento doméstico mais controlado. Portanto, deixe suas compras maiores para o final do período e explique com naturalidade o seu interesse em trazer presentes para a sua família natural, razão pela qual seus gastos serão um pouco maiores que o normal.

 

VEÍCULOS MOTORIZADOS

Não é permitido ao estudante participar de aulas de direção na escola ou em curso particular enquanto o mesmo estiver no programa SHARE! Nenhum estudante de Intercâmbio tem permissão para dirigir. Seu seguro saúde não cobre qualquer despesa médica e/ou acidente, no qual você esteja no comando de qualquer veículo motorizado. Esclarecemos que o não cumprimento desta regra pode ocasionar no seu repatriamento.

 

TELEFONE / INTERNET

É natural o desejo de manter contato com sua família e amigos durante a sua experiência, mas aconselhamos que as ligações sejam feitas, de forma moderada, com autorização da sua família hospedeira e a cobrar no seu país. Entendemos a facilidade de comunicação através da Internet, porém esta também deverá ser limitada de acordo com as regras da sua família. Saiba que, diferentemente do que muitos pensam, muitas famílias não possuem computador em casa. O recomendável é que o contato com a família e/ou amigos seja feito uma vez por semana e que não exceda o período máximo de uma hora, quer seja este contato via e-mail, celular, rádio, Skype, internet, etc.

 

MEDICAMENTOS / DROGAS

O uso de medicamentos fora do receituário médico, bem como o consumo de maconha e outros tóxicos é considerado crime grave com conseqüências muito sérias para os estudantes, o que ocasionará a volta prematura ao Brasil. Caso você tenha que fazer uso de medicamentos, deverá levar a prescrição médica, em Inglês, informando as razões para tal, a dosagem e o período de utilização.

 

BEBIDAS

É ilegal o consumo de qualquer bebida alcoólica ou simplesmente o seu transporte para menores de 21 anos. Não se trata somente de uma regra do Programa, mas de uma lei federal.

 

FUMO

Se você afirmou em seus documentos que não fuma, deverá cumprir o que declarou. Aqueles que afirmaram serem fumantes deverão respeitar e aceitar as regras impostas pelas famílias. Informamos, porém, que em alguns estados americanos é proibido a compra e o consumo em locais públicos para menores de 18 anos.

 

VISITAS DE PARENTES

Qualquer visita da família ou de amigos durante os primeiros seis meses do programa não será permitida.

Todas as visitas devem ser desencorajadas até o fim do programa. Qualquer visita durante o programa, após os primeiros seis meses, deverá ser autorizada pelo escritório central do ERDT / SHARE!

 

ROUBO EM CASAS COMERCIAIS

Muito a contragosto temos que citar este fato, pois alguns estudantes já foram presos e imediatamente deportados devido a prática deste ato. É um crime grave e com sérias conseqüências.

 

PENALIDADES

O Programa tudo fará para ajudar o estudante, contudo existem fatos sérios e graves que escapam ao controle da organização, pois se constituem em casos de contravenção penal. Todos estarão sujeitos às leis civis e criminais do país, como também do Estado e da cidade onde residem. É bom saber que o sistema de leis pode ser baseado numa filosofia bem diferente da nossa.

Assim, enquanto você estiver em outro país, seu passaporte lhe garantirá a ajuda e proteção do Cônsul Brasileiro, no entanto ele não terá influência nas leis do governo do outro país. Se um aluno brasileiro, por exemplo, for preso por levar consigo entorpecente, o Cônsul não poderá tirá-lo automaticamente da prisão; poderá visitá-lo, informá-lo dos seus possíveis direitos sob as leis do país, comunicar a família no Brasil, arrumar o advogado a pedido da família, enfim, servir de elo entre estudante e seu país.

 

SEGURO SAÚDE EMERGENCIAL

O período de cobertura se estende da data de entrada até o término das atividades escolares. Esse seguro cobre apenas doenças emergências que não sejam resultado de situações pré-existentes e acidentes que venham a ocorrer durante o programa de intercâmbio.

 

PASSAPORTE / AUTORIZAÇÃO PARA VIAJAR DESACOMPANHADO

É de responsabilidade do estudante providenciar o passaporte com a devida antecedência. Lembramos que os menores de 18 anos só poderão embarcar mediante apresentação da autorização de viagem assinada pelos pais e com firma reconhecida por autenticidade de ambos.

 

VISTO CONSULAR

Deverá ser providenciado segundo nossa orientação, pois o mesmo será especial para estudante. Para obtê-lo você terá que apresentar um documento próprio, o qual nos será enviado pelo programa.

 

PRESENTES

Recomendamos que leve uma lembrança típica do nosso país para os membros de sua nova família, representante de área e o diretor da escola, mas nada de excepcional, apenas de bom gosto.

 

ROUPAS

Embora o inverno seja mais rigoroso do que estamos acostumados, todos os ambientes costumam ter aquecimento interno. Aconselhamos que compre as roupas apropriadas ao chegar lá. Não deixe de levar roupas leves de verão, bem como roupas mais formais para ocasiões especiais.

 

BAGAGEM

Embora seja muito cedo para falarmos das providências relativas ao seu retorno para o Brasil, gostaríamos desde já de orientá-lo sobre sua bagagem de volta. Lembramos que você poderá trazer consigo duas malas para despacho no mesmo vôo e uma sacola de mão, tamanho médio, que caiba embaixo de sua poltrona do avião. Livros, cadernos, sapatos, roupas pesadas de frio, etc. poderão ser despachados com antecedência, evitando assim atropelos de última hora.

Entre em contato com o correio local para saber do procedimento para remessa de pacotes ou sobre despacho de bagagem desacompanhada, antes de seu regresso ao nosso país. Não deixe de tomar essas providências para que sua volta seja mais tranqüila.

 

ALFÂNDEGA

Procure informar-se com antecedência sobre as leis federais que regulamentam o valor, a quantidade e o tipo de objetos que poderão ser trazidos do exterior. O ICCE nada poderá fazer para ajudá-lo, no caso de você ser multado ou obrigado a pagar taxas de importação elevadas.

 

EXTENSÃO DO PERÍODO DE PERMANÊNCIA

Há possibilidade de extensão do período de permanência apenas para os estudantes que embarcam em agosto, por um semestre escolar. Mas ressaltamos que não há garantia quanto a isso, pois dependerá de vários fatores, tais como: aceitação da escola, da família hospedeira e do Programa Americano. A extensão sendo aprovada implicará no pagamento de uma taxa adicional de aprox. US$ 4.500.

Se você considera este o programa ideal pare você, a próxima etapa é marcar o seu teste de Inglês. Entre em contato conosco o mais breve possível.

 

Se você considera este o programa ideal pare você, a próxima etapa é marcar o seu teste de Inglês. Entre em contato conosco o mais breve possível.